FAQ's do CINTAL

 
 Home

 News
(1Mai09)

 Sitemap

 Contactos

 FAQs

 English



Como fazer uma proposta de projecto através do Cintal?

Em primeiro lugar é necessário informar-se sobre os requisitos exigidos pela instituição financiadora (ex. FCT, UE, etc...). No caso de precisar de ajuda, o Cintal dispõe de informação actualizada sobre programas de trabalho, normas de avaliação, etc., referentes aos diversos programas com os quais trabalhou nos últimos anos (FCT: PDCTM, FACC, CERN, etc. e UE: IST e EESD, vre aqui). É necessário o seguinte procedimento para submeter um projecto através do Cintal:

  • enviar uma mensagem ao Cintal informando que está a preparar uma proposta, que será submetida através deste Centro;
  • programar os orçamentos para bolsas baseando-se nos valores da FCT (ver aqui) + 120 euros para SS e seguro. Deve incluir também os subsídios de deslocação e instalação para possíveis candidatos vindos do estrangeiro;
  • contactar o secretariado do Cintal para o preenchimento dos impressos oficiais e recolha das assinaturas;
  • após submeter o projecto enviar uma cópia da proposta para o secretariado.


Que suporte posso obter do Cintal?

A maior parte dos serviços disponibilizados pelo Cintal encontram-se na página de administração de projectos e o secretariado do Cintal está sempre disponível a ajudar. Por favor, sempre que apresentar uma dada situação ao Cintal disponibilize todos os detalhes relacionados com o assunto e permita que haja tempo suficiente para recolher assinaturas, preparar cheques ou outras formas de pagamento e impressos.


Como obter um fundo de maneio para pequenas despesas do meu projecto?

Mediante requisição, é disponibilizada ao investigador responsável uma certa quantia para um fundo de maneio, permitindo-lhe pagar directamente pequenas despesas do projecto. Estas despesas são automaticamente reembolsadas quando da apresentação dos recibos que deverão ser emitidos ao Cintal com o seu número de contribuinte: 502 603 631.


Como me informo do estado financeiro do meu projecto?

A página de administração de projectos fornece uma visão geral, actualizada mensalmente, do estado financeiro dos projectos através de uma directoria de acesso restrito. Para outros detalhes pode entrar em contacto com o secretariado.


Como adquirir equipamento através do Cintal?

Desde que não seja contrário ao especificado pela instituição financiadora, o Cintal considera equipamento todo o material que, com uma utilização normal, dure mais de 3 anos. Os computadores são considerados equipamento. Todos os componentes que se encontram dentro da caixa de um computador são considerados consumíveis (ex. memórias, disco, placas, etc.). Upgrades que não alterem significativamente a configuração inicial do computador são considerados consumíveis. A título de exemplo a mudança de um motherboard de 1 para 2 CPU é considerado um custo de equipamento.
O investigador responsável apenas tem de enviar um pedido ao Cintal com os detalhes do equipamento a ser adquirido. O secretariado do Cintal fará a nota de encomenda seguindo as instruções do investigador responsável (descrição do equipamento, fornecedores a contactar, etc.).


Como planear e ser reembolsado de viagens?

Antes de iniciar a viagem, poderá entrar em contacto com o secretariado do Cintal para proceder às reservas (hotel, combóio, passagens aéreas,...). Antes de partir pode obter um avanço baseado nas despesas que recorrerão da viagem. No regresso, preenche um recibo de missões e o balanço final será pago ou reembolsado. Existem formulários (fill-in) PDF quer para o pedido de avanço quer para o recibo de missões. O reembolso é baseado na seguinte regra: a viagem em si é independente das restantes despesas (hotel, alimentação, etc.). A viagem inclui: passagens aéreas, bilhetes de combóio, aluguer de viaturas, portagens, utilização de viatura própria (baseada num valor por km), etc., sendo sempre necessário um recibo para reembolso (exceptuando a utilização de viatura própria). Para as restantes despesas existem duas possibilidades: ou é reembolsado com base num perdiem ou com base nos custos efectivos da viagem. Os valores em vigor para o perdiem e por km encontram-se disponíveis no formulário do recibo de missões.


Como pagar uma prestação de serviço

É muito fácil. Tem que acordar o valor a pagar com a pessoa que vai prestar o serviço e preencher o formulário (fill-in) para prestação de serviços. Certifique-se que segue as normas da instituição financeira do seu projecto e, em caso de dúvidas, contacte o secretariado do Cintal.


Necessito adquirir um equipamento no estrangeiro: como devo fazer?

Existem várias soluções: 1) disponibilize o endereço do fornecedor e a descrição do artigo ao secretariado do Cintal; 2) se for possível adquirir o artigo através da internet poderá pagá-lo com o seu fundo de maneio (ver Como obter um fundo de maneio para pequenas despesas do meu projecto) mas garanta que a compra é facturada ao Cintal e com contribuinte: 502 603 631. Infelizmente, isto nem sempre é fácil pelo que pode utilizar a terceira e última solução: 3) solicitar ao Cintal que adquira o equipamento na internet usando o cartão de crédito do Cintal.


Como faço para contratar pessoal?

Primeiro é necessário que existam verbas disponíveis para recursos humanos no projecto. Geralmente, seguem-se as regras para contratação de pessoal da instituição financiadora. O secretariado pode ajudá-lo nisso. Em geral, as regras de contratação do Cintal são as seguintes: 1) o investigador responsável define o tipo de bolsa a atribuir; 2) o Cintal abre o concurso para atribuição da bolsa; 3) o investigador responsável selecciona o candidato; 4) o candidato assina um Termo de Aceitação de Bolsa do Cintal. Os montantes atribuídos às bolsas são, regra geral, os definidos pela FCT. Caso exista justificação para tal, o investigador responsável poderá alterar esse montantes.
Estas regras podem ser consultadas no regulamento de bolsas de Investigação Científica do Cintal.


Copyright by CINTAL@2010-21/fev/10
 Campanha BP'07, Itália
 20 Abril a 2 de Maio, 2007

 
...organização

...visite os laboratórios

---> SiPLAB
---> VisLAB
---> CENTRA

...transferência de
   conhecimento

...realizações do Cintal

---> Projectos terminados
---> Relatórios e publicações
---> Protótipos
...serviços online

---> Junte-se ao Cintal
---> Concursos abertos
---> Administração de projectos